Home / Pronatec 2016 / Pronatec 2016

Pronatec 2016

Saiba mais sobre o Pronatec 2016. Veja como fazer sua inscrição Pronatec 2016. Conheça os cursos grátis que o Pronatec oferece na sua região. Vagas Abertas.

Pronatec 2016 – Saiba mais sobre os Cursos, Vagas e como fazer sua Inscrição no Pronatec.

No ano de 2016 serão 2 milhões de vagas ofertadas gratuitamente em instituições de ensino técnico em todo o Brasil. Confira tudo sobre o Pronatec, cursos, vagas e como se inscrever no programa.

No momento de se inserir no mercado de trabalho, existem aspectos que se destacam no currículo, agregam valor ao candidato e que podem fazer a diferença para conquistar o tão sonhado emprego. Não há dúvidas de que um curso técnico é um desses aspectos, por isso, apresentamos a você uma forma fácil de ingressar em um curso gratuito de nível técnico: o Pronatec. Continue lendo o artigo para saber mais sobre os cursos, vagas e como fazer a sua inscrição no programa.

http://pronatec.pro.br

2 milhões de vagas para o Pronatec 2016

Neste ano, no Pronatec 2016 serão ofertadas cerca de 2 milhões de vagas através do Pronatec, sendo 372 mil previstas para cursos técnicos e 1,6 milhão para cursos de qualificação profissional. Entre as novidades preparadas ao longo do ano, além do número de vagas, estão também o fortalecimento do Pronatec EJA, voltado para a educação de adultos que desejam voltar a estudar, e a plataforma e-Pronatec, que permite à pessoa estudar online onde e quando preferir, de acordo com sua disponibilidade.

Mas, afinal, o que é o Pronatec?

O que é o Pronatec

Pronatec é a sigla do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego, criado em 2011 pelo Governo Federal, com o objetivo de ampliar o ingresso dos brasileiros no ensino de nível técnico gratuito, gerando assim mais oportunidades de emprego e um futuro melhor para essas pessoas.

A procura dos contratantes por qualificação técnica vem aumentando e por isso o Pronatec se tornou uma ótima opção para os jovens e trabalhadores de baixa renda, que veem no programa uma maneira de melhorar o currículo e aumentar as suas chances no mercado de trabalho.

Aluno Pronatec não paga para estudar

Nos cinco anos em que está em atividade, o programa já qualificou milhares de estudantes em todo o país sem custo nenhum. É isso mesmo: o aluno do Pronatec não paga matrícula, mensalidade ou anuidade nas instituições nas quais ingressa através do programa.

As aulas do Pronatec acontecem em instituições das redes federais, estaduais e municipais de educação, além das redes de educação científica e tecnológica como nos Institutos Federais de Educação (IFs) espalhados pelo território nacional.

site pronatec 2016

Cursos do Pronatec 2016

O Pronatec oferta vagas nas mais variadas opções de cursos técnicos gratuitos em áreas tecnológicas e especializadas. São oferecidos cursos técnicos, para quem está cursando ou já possui o ensino médio, e cursos de qualificação profissional (formação inicial e continuada – FIC), de escolaridade mínima variada. No total, são 646 cursos de qualificação e 220 cursos técnicos, que podem ser consultados no portal oficial dos Cursos do Pronatec 2016 (Guia Pronatec de Cursos FIC) e no (Catálogo Nacional de Cursos Técnicos).

Alguns exemplos do Pronatec cursos 2016 são: Técnico em informática, Técnico em controle ambiental, Gestão, Comércio, Informática, Design, Moda, Comunicação, Técnico em auxiliar administrativo, Técnico em Farmácia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Agropecuária e Técnico em Prótese Dentária, Eventos e lazer, Técnico em saúde bucal, Técnico em Enfermagem, Técnico em Eventos, Técnico em desenho de construção civil, Técnico em edificações, Técnico em panificação, Técnico em design de interiores, Técnico em gastronomia e Técnico em Análises Clínicas.

Já conferiu no portal do Pronatec as opções e escolheu o curso que irá lhe ajudar a mudar de vida e conquistar o seu lugar no mercado de trabalho? Então é hora de se inscrever no Pronatec 2016! Continue lendo para saber como.

Inscrições Pronatec 2016 – Veja como participar do Pronatec inscrições 2016

O intuito do Pronatec é expandir e democratizar o acesso dos estudantes brasileiros ao ensino técnico de qualidade e gratuito, para isso, o estudante interessado deverá apenas acompanhar os períodos de inscrições Pronatec 2016 nas instituições nas quais deseja cursar e ficar atento aos requisitos necessários para a matrícula.

Existem dois modos de participar do Pronatec inscrições 2016: presencial e online. O estudante pode se dirigir a instituição de ensino que lhe agradar na sua região durante o período de inscrições e executar a sua. No site oficial do programa há uma lista de todas as instituições do país que estão aptas a realizar inscrições do Pronatec.

http://pronatec.pro.br

Já para realizar a inscrição pela internet, na comodidade de casa, você deverá visitar o portal do Pronatec e, depois de criar o seu login e senha de acesso, preencher os campos em branco, que incluem dados pessoais e o curso e instituição de ensino pretendida. Mesmo ao efetuar a sua inscrição virtualmente, você ainda deverá estar presente na instituição no ato da matrícula.

Pré-requisitos para participar do Pronatec 2016

As inscrições, assim como os cursos, são totalmente sem custos para o estudante. No entanto, é preciso ficar atento aos requisitos solicitados pela instituição na qual você deseja se inscrever para não perder a vaga.

A participação no Pronatec é aberta a toda a população, porém é dada prioridade aos alunos do ensino médio da rede pública que tenham ou não concluído os estudos, alunos do ensino médio da rede privada que tenham cursado ou estejam cursando como bolsistas integrais, trabalhadores e beneficiários dos programas de repasse de renda do Governo Federal.

Quem já fez algum curso do Pronatec poderá se matricular novamente?

A resposta é sim! Se você almejar outra formação após concluir um curso através do Pronatec, você poderá ingressar novamente no programa. De acordo com o MEC, cada beneficiário do Pronatec tem direito a até três matrículas ao ano em cursos ofertados, sendo uma em cursos técnicos e duas em cursos de qualificação profissional.

O que levar para efetivar matrícula Pronatec 2016

Sendo a sua primeira vez ou não no Pronatec, não esqueça de conferir e levar a documentação completa necessária para evitar surpresas de última hora. Os documentos exigidos para a matrícula Pronatec 2016 na maioria das instituições é a seguinte:

1 – Certificado de conclusão do Ensino Médio (original e fotocópia legível);

2 – Histórico Escolar do Ensino Médio (original e fotocópia legível);

3 – Certidão de Nascimento ou de Casamento (original e fotocópia legível);

4 – Carteira de Identidade, preferencialmente, ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Passaporte ou Carteira

5 – Profissional (original e fotocópia legível);

6 – Cadastro de Pessoa Física (CPF) do próprio candidato (original e fotocópia legível);

7 – Uma foto 3×4 recente;

8 – Título de eleitor e comprovante de votação (1º e 2º turnos), ou documento oficial de justificativa por não ter votado;

9 – Comprovante de residência;

10 – Certificado militar, para candidatos maiores de 18 anos e do sexo masculino; (original e fotocópia legível);

11 – RG e CPF do responsável legal (se for menor de 18 anos).

SObre Pronatec

Veja Também

http://pronatec.pro.br

Senai CE 2016

Senai CE 2016 – Vagas abertas em cursos técnicos do Senai Ceará, veja como se ...

31 Comentários

  1. Queria saber onde fica o pronatec, vcs poderiam me avisar no meu email , brigada ate ja.

  2. Jefferson Clay Brandi Portela

    peço quer me enviem endereço eletrônico para envio de currículo para professores.

  3. curso de podologia Pronatec 2016

  4. Minha filha quer muito fazer o curso técnico de designers de interiores moramos em Curitiba e pelo que vi…aqui não tem, estamos meio sem dinheiro e não queria ficar sem dar forças a ela, podem me indicar um mais próximo, ou os endereços de SC? Obrigada pela atenção…aguardo ansiosamente respostas! É gratuito? Como faço para garantir uma vaga? Ela passou pro segundo ano do segundo grau e depois pretende fazer faculdade de arquitetura.

  5. sou mais um, entre outros em busca de um sonho!

  6. Adriana Arouck

    Quero fazer o curso de fotografia em São Paulo, porém não encontrei informações sobre o mesmo.

  7. como eu faco pra me inscrever no curso do pronatec e como faco a escricao. sou de sp

  8. quero fazer o curso de tecnico em enfermagem.

  9. Boa tarde eu gostaria de saber se nao haverar os cursos do pronatec no municipio cruz das almas ba?

  10. Quero saber a respeito do pronatec rs

  11. Gostaria de saber onde fica como posso pegar informacao

  12. Doralice Vieira

    Quero fazer o curso de Podologia proporcionado pelo Pronatec, poderiam me avisar de como fazer a inscrição?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *