Programa Reuni


Programa Reuni - Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) que busca acesso a Educação Superior. Confira!
Programa Reuni

Programa Reuni – Reestruturação e Expansão de Universidades Federais!

Saiba como participar do Programa Reuni

É um programa do Governo Federal de apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Brasileiras (Reuni), que integra diversas ações realizadas pelo governo para o Plano de Desenvolvimento de Educação.

Ele funciona desde 2007, a partir do Decreto Presidencial 6.096, de 24 de abril daquele ano. O objetivo principal do Reuni é garantir condições de acesso e permanência dos estudantes no ensino superior, por isso atende em sua maioria instituições públicas de ensino.

Como ele funciona

Programa Reuni

A ideia é que o Reuni oferte meios de acesso à universidade, assim trabalhando com um melhor aproveitamento da estrutura física das instituições, assim como o corpo de recursos humanos para universidades federais. No caso, o objetivo é garantir a qualidade da graduação quando feita na rede público de ensino superior.

Cada uma das universidades participantes recebem investimentos para ampliar suas ações, isso vale para a contratação de docentes como também servidores voltados para a área administrativa; recuperação da estrutura física, abrangendo as instalações como salas de aula e laboratórios; além da aquisição de novos equipamentos que são de uso comum ou individual nas aulas, incluindo material para a biblioteca e órgãos administrativos.

Quando foi criado, em 2007, as universidades apresentam um total de 133 mil alunos matriculados, sendo que a ideia é o crescimento gradativo desse número. Como as metas foram pensadas a longo prazo, em um período de dez anos as universidades do país deviam ter aproximadamente 270 mil alunos matriculados.

O prazo de dez anos apresentado pelo Reuni para cumprimento de suas propostas termina em 2018, visto que todo esse planejamento foi colocado em pratica em 2008, após o decreto.

Metas do Programa Reuni

O programa objetiva que as instituições participantes alcancem metas a longo prazo, tendo como período definido cinco anos após a entrada no Reuni.

Programa Reuni 2017As metas são globais e visam elevar de modo gradual a taxa de conclusão em cursos de graduação presenciais (TSG), que deve fechar em 90% ao longo dos cinco anos. Também procura ter uma relação de 18 alunos para cada professor em sala, na época de sua criação eram dez por docente.

De modo geral, o programa procura reduzir a taxa de evasão; ocupação das vagas considerados ociosas; e aumento da oferta de vagas, principalmente para o período noturno.

Além disso, desde 2008 o Reuni visa dobrar o número de alunos matriculados em cursos de graduação, aumentando gradativamente essa quantidade ao longo de dez anos. A ideia era permitir o ingresso de 680 mil alunos as universidades. O período para alcance da meta termina no próximo ano, e 2018.

Implantação do Programa Reuni

Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades FederaisPara alcançar os objetivos propostos, o Programa Reuni foi aplicado em todas as universidades federais do país. Desta forma, elas apresentaram ao MEC planos para a reestruturação, conforme o proposto e as orientações dadas pelo Reuni.

Assim o programa tem como ações diversas medidas para ampliação e abertura de cursos no turno da noite; aumento do número de alunos por professor; reduções de cursos por aluno; flexibilização de currículos por parte dos docentes; e o combate à evasão, que costuma ocorrer principalmente no período noturno.

O Ministério da Educação destinou uma verba inicial de R$ 250 milhões a serem distribuídos entre as universidades federais, sendo que até 2012 a meta era de liberar cerca de dois bilhões as instituições, conforme o crescimento do programa.

Esse valor foi destinado com o intuito de ampliar a estrutura física das instituições, assim como adquirir novos equipamentos que são necessários para o cumprimento das metas propostas pelo Reuni. É um valor inicial, visto que conforme apresentadas as necessidades, o valor deve crescer.







Outros Artigos Relacionados!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *