Programa Impulsiona


Programa Impulsiona - O Impulsiona é o Programa do Instituto Península que utiliza o esporte como ferramente de desenvolvimento integral dos alunos.
Programa Impulsiona

Programa Impulsiona – Incentivo a educação esportiva em todas as escolas do País, saiba mais!

Programa Impulsiona – Programa de Educação Esportiva do Instituto Península

Com o intuito de expandir a educação e formação esportiva no cotidiano das instituições de ensino do país, o Ministério da Educação se apoiou em conjunto com o Instituto Península.

O Instituto Península é um órgão sem fins lucrativos, que opera no setor de educação e esporte. Por meio desta união, os professores da rede pública de ensino básico passarão a ter acesso aos cursos gratuitos, oferecidos pelo Programa Impulsiona, que abordam as categorias e modalidades desportivas do Programa Mais Educação.

Como funciona o Programa Impulsiona

De acordo com as informações da diretora do Instituto Península, Heloísa Morel, o Programa Impulsiona chega às escolas de forma inteiramente gratuita, trazendo oficinas presenciais e cursos online.

O Programa Impulsiona possui um vasto conteúdo, desta forma, os coordenadores pedagógicos e docentes podem aplica-los para as mais variadas modalidades esportivas.

Programa Impulsiona

É importante ressaltar que os cursos oferecidos pelo programa são abertos para todos os professores. São disponibilizados cursos e conteúdos específicos para os profissionais que atuam na educação física, no entanto, o Impulsiona tem como meta expandir a interdisciplinaridade entre as competências das demais matérias.

Em relação aos esportes praticados coletivamente, os estudantes aprendem questões sobre determinação e resiliência, questões que podem ser abordadas por um docente de matemática.

Objetivo do Programa Impulsiona

O principal objetivo do Programa Impulsiona é atingir o número de 10 mil unidades escolares até o final do ano de 2017 e 30 mil escolas até o final de 2020.

Ainda este ano, os cursos presenciais serão realizados apenas no Estado de São Paulo, com a previsão de 24 oficinas. Enquanto isso, os demais estados ofertarão apenas os cursos online.

Veja a seguir as modalidades esportivas que estarão disponíveis no Programa Impulsiona:

  • – Atletismo;
  • – Basquete;
  • – Capoeira;
  • – Esgrima;
  • – Futebol;
  • – Futebol de cinco;
  • – Ginástica Rítmica;
  • – Golfe;
  • – Handebol;
  • – Hóquei;
  • – Judô;
  • – Karatê;
  • – Luta olímpica;
  • – Natação;
  • – Rugby;
  • – Taekwondo;
  • – Tiro com arco.

Como participar do Programa Impulsiona

Programa Impulsiona 2017Para os professores que desejam fazer os cursos oferecidos pelo Programa Impulsiona, é necessário fazer o cadastramento no site oficial do programa através do link: http://impulsiona.org.br/

Para fazer o login na plataforma, basta informar o e-mail de cadastro ou a senha. No entanto, também existe a opção de entrar no portal com o seu login do Facebook.

Ao adentrar a plataforma, o profissional terá acesso a todo o conteúdo que poderá ser utilizado nas aulas presenciais e os cursos disponíveis para direcionar na unidade escolar.

Atualmente, os cursos disponíveis para professores e demais profissionais das escolas são:

 

– Impulsionador Esportivo: Neste curso, os docentes de Educação Física aprenderão como estimular a prática desportiva na instituição de ensino, através da experimentação esportiva. O curso ensina como introduzir as novas modalidades esportivas, escolhendo-as por modos de movimento, posteriormente adequando-os ao desenvolvimento motor dos estudantes.

– Impulsionador Estratégico: Os coordenadores pedagógicos são os responsáveis por proferir o programa de modo estratégico, disseminando a educação esportiva por toda a sua escola. Sendo assim, o seu cargo é apoiar os demais profissionais e envolver todos os docentes da escola, sejam eles da área de Educação Física ou não, gerando um trabalho interdisciplinar.

– Orientador de Alunos Líderes: O terceiro e último curso é voltado ao descobrimento do educador em relação às formas de estimular conhecimentos de liderança nos alunos, para incentivar os exercícios oferecidos pelo Programa. Nesta modalidade, qualquer profissional atuante na escola pode vir a se tornar um “Técnico Impulsiona”, bastando que o mesmo forneça apoio aos “Craques Impulsiona”, auxiliando-os no desenvolvimento das suas habilidades e competências socioemocionais.







Outros Artigos Relacionados!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *