OBMEP

Conheça a maior Olimpíada de Matemática do mundo. A OBMEP tem por objetivo central o estímulo ao estudo da matemática e a revelação de talentos na área.

Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

Desde sua primeira aplicação em 2004, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) que tem por objetivo principal o estímulo aos conhecimentos e habilidades no ensino da matemática, além de buscar revelar talentos na área. A OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

http://pronatec.pro.br

Destinado aos alunos medalhistas da OBMEP, o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) apresenta como característica despertar o interesse dos alunos pelas ciências em geral e matemática, além de promover a motivação na escolha profissional dos estudantes por carreiras científicas e tecnológicas. O PIC é realizado por professores em polos espalhados por todo o país e também por um fórum online.

Na próxima terça-feira (7), ocorre a 12ª fase da OBMEP. Mais de 17 milhões de alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental e médio participarão da olimpíada, totalizando 47.474 escolas da rede pública, o que corresponde uma adesão recorde de 99,59% de municípios brasileiros.

O que é a OBMEP?

É um projeto que tem por objetivo central o estímulo ao estudo da matemática e a revelação de talentos na área. Atualmente está em sua 12ª edição. É a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

Quem pode participar?

Estudantes matriculados em escolas públicas brasileiras municipais, estaduais e federais, frequentando do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio. A inscrição é feita somente pelas escolas, com indicação de quem participará da 1ª fase da olimpíada.

Quais são os níveis de participação e fases?

Os estudantes são divididos em três níveis, sendo eles:

  1. a) Nível 1: estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental;
  2. b) Nível 2: estudantes do 8° e 9º anos do ensino fundamental;
  3. c) Nível 3: estudantes do ensino médio.

A Olimpíada é dividida em duas fases:

  1. a) Primeira fase: aplicação em cada escola inscrita de uma prova objetiva contendo 20 questões. Instruções e gabaritos são elaborados pela organização da OBMEP e concedidos à escola, já que a correção é feita pelos professores das instituições de ensino participantes.
  2. b) Segunda fase: aplicação em centros indicados pela OBMEP de uma prova discursiva contendo entre seis e oito questões. Nessa fase, apenas 5% dos alunos em cada nível participam, sendo esses aqueles que obtiveram melhor pontuação na primeira fase.

Como se preparar para a Olimpíada OBMEP?

No site oficial da OBMEP existem ferramentas para os alunos estudarem e se prepararem para as provas. Os estudantes podem consultar a sessão de Provas e Soluções, as quais ficam registradas provas das edições anteriores. Também existe um Banco de Questões, em que a equipe responsável pela Olimpíada elabora alguns exercícios para resolução dos alunos.

Quando e como ocorre a premiação?

A divulgação dos premiados ocorre no dia 30 de novembro de 2016. Serão premiados: 500 estudantes com medalhas de ouro; 1.500 estudantes com medalha de prata; 4.500 estudantes com medalhas de bronze e até 46.300 com Certificados de Menção Honrosa. Entre os professores, serão premiados até 1.029 professores de matemática dos alunos que participaram da segunda fase da OBMEP. Já para a rede de ensino, serão premiadas 525 escolas. 52 Secretarias Municipais de Educação serão premiadas, vinculadas à pontuação dos alunos inscritos na segunda fase.

É importante conferir o Regulamento da OBMEP, que pode ser conferido no link: http://www.obmep.org.br/regulamento.htm.

Para saber mais, acesse o site oficial da Olimpíada OBMEP: http://www.obmep.org.br/.







Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
312