Novas Vagas Fies 2016

Fies ofertará 75 mil vagas no segundo semestre deste ano. Confira os cursos, datas e inscrições Fies 2016 / 2º semestre. Saiba como participar do programa.
http://pronatec.pro.br

Fies 2016 – Governo Federal anuncia 75 mil novas vagas

As novas vagas Fies 2016 são para o segundo semestre deste ano e as inscrições têm início no dia 24 de junho. Saiba mais sobre o Fies 2016 e como se inscrever aqui.

Uma boa notícia para quem deseja cursar o ensino superior em uma instituição privada mas precisa contar com um financiamento: o Governo Federal anunciou recentemente a criação de mais 75 mil vagas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre letivo deste ano.

http://pronatec.pro.br

Foi revelada também uma novidade nas regras do programa para esta edição, em comparação com as edições de anos anteriores. A mudança em questão amplia o número de famílias que poderão ser beneficiadas com o programa de financiamento.

Fies 2016

É comum que o curso superior desejado pelo estudante não seja oferecido na universidade pública situada na sua cidade ou região. Nesse tipo de cenário, o estudante se vê obrigado a optar entre cursar outra graduação que não é de seu interesse verdadeiro, não cursar nenhuma graduação ou, muitas vezes, passar por situações desgastantes como trabalhar em dois empregos para poder pagar os estudos.

Buscando ser uma alternativa para esses cidadãos, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) se propõe a possibilitar que estudantes carentes ou com dificuldades financeiras tenham condições de concluir uma graduação ou pós-graduação em uma instituição privada. Ou seja, o Fies é um programa criado pelo Governo Federal para financiar a graduação na educação superior.

Qualquer curso de graduação que tenha conquistado conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e que seja ofertado pelas instituições de ensino superior participantes do Fies, pode ser financiado pelo programa.

Novo teto de renda Fies 2016

A novidade anunciada pelo Governo Federal para o segundo semestre de 2016 é animadora para quem necessita do Fies mas não era contemplado no programa devido a renda. O requisito de renda familiar mensal bruta, por pessoa, passará de 2,5 para até 3 salários mínimos para os inscritos no segundo semestre de 2016. Isso significa que deve-se somar a renda dos integrantes da família que moram na mesma casa que o candidato, dividir pelo número de integrantes, e o resultado não pode ser maior que R$ 2.640,00.

Além da renda, outros aspectos são exigidos para que os estudantes consigam obter o financiamento, veja quais são eles abaixo.

Como participar do Fies 2016

Para se inscrever no Fies, os candidatos precisam preencher os seguintes requisitos:

– ter participado de alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010

– obtido nota mínima de 450 pontos

– obtido nota maior que zero na redação

– comprovar a renda de até 3 salários mínimos por pessoa

O principal problema que os candidatos do Fies enfrentam durante o processo de seleção é não conseguir comprovar o rendimento familiar, pois tudo o que é declarado no formulário de inscrição deverá ser atestado posteriormente por meio de documentos oficiais como declaração de imposto de renda ou pagamentos de INSS. Se você pretende se inscrever, tenha isso em mente no momento de preencher o formulário.

Inscrições Fies 2016 – 2º semestre

As inscrições Fies 2016 – segundo semestre são gratuitas e efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela plataforma SisFies (http://sisfiesportal.mec.gov.br/). O período para realizar a inscrição vai de 24 a 29 de junho. No dia 30 de junho serão divulgados os candidatos pré-selecionados, que  terão até cinco dias úteis, a partir de 1º de julho, para concluir a inscrição no mesmo endereço virtual.

É também nesse período que os candidatos que não forem pré-selecionados poderão manifestar interesse em participar das listas de espera. As convocações dos selecionados na lista de espera serão divulgadas nos dias 4 de julho até 8 de agosto.







Like
Like Love Haha Wow Sad Angry