Mediotec 2017: Cursos, Vagas e Inscrições


Mediotec 2017: Cursos, Vagas e Inscrições - Acompanhe o Mediotec, programa que vai ligar o ensino médio integrado ao ensino técnico em todo o país.
Médiotec 2017 Cursos, vagas e inscrições

Mediotec 2017: Cursos, vagas e inscrições

Inscrições abertas para mais de 35 mil vagas no novo programa do Governo ligado ao Pronatec

O Mediotec é uma nova ação do Governo Federal que servirá como uma espécie de continuação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo do Mediotec é oferecer uma formação técnica e profissional integrada à educação básica de ensino médio em tempo integral.

http://pronatec.pro.br

A ideia é que o programa ofereça 82 mil vagas por todo o país segundo Mendonça Filho, ministro da Educação, e o presidente Michel Temer. O Mediotec surge com a intenção de também acelerar o processo de mudanças previsto através da Medida Provisória 746/2016 que tem como intenção uma reforma do ensino no Brasil todo. Esse tipo de formação através do programa é pensado de maneira exclusiva para jovens estudantes que estão no ensino médio e é considerado um “braço” do Pronatec 2017.

Todos os alunos que optarem pelo Mediotec terão um certificado duplo de ensino médio e nível técnico.

Cursos Mediotec

Todos os Cursos Mediotec são da modalidade de técnico de nível médio concomitante. Portanto, todos os interessados no Mediotec deverão ter terminado o ensino fundamental e já estarem inscritos no ensino médio. A variedade de cursos, porém, deve ser visitada diretamente nas Secretarias de Educação de cada município. 

Como os Mediotec cursos são todos ligados às necessidades de cada município em suas áreas específicas, as oportunidades variam de acordo com a região do país. Devem fazer parte de grande parte dos municípios, concursos nas áreas como Mecânica, Administração, Segurança do Trabalho, Contabilidade, Eletrônica e outras.

A previsão com o aumento da jornada de aulas é que os alunos façam as disciplinas que são de sua obrigação em relação ao ensino médio enquanto garante uma formação técnica profissionalizante com os cursos Mediotec. A ideia é que o aluno saia da escola com uma formação que o possibilite entrar no mercado de trabalho de maneira integral.

Médiotec 2017 Cursos, vagas e inscrições

Alguns cursos surgem como possíveis para o Mediotec 2017, mas ainda não foram confirmados pelo Ministério da Educação. Alguns dos prováveis cursos profissionalizantes são os de Segurança do Trabalho, Administração, Mecânica, Contabilidade, entre outros.

Vagas Mediotec 2017

O Governo Federal divulgou que haverá um grande investimento no programa Mediotec. O que se sabe é que serão ofertadas, apenas para 2017, 82 mil vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Instituições privadas, institutos federais e o Sistema S farão parte dessa integração. As vagas Mediotec 2017 serão oferecidas, principalmente, em regiões com carência escolar alta. Algumas regiões do Nordeste e do Rio de Janeiro já receberam investimentos voltados para o programa.

Entre os várias estados que já estão com Mediotec vagas disponíveis, são exemplos:

  • Piauí (com 6.435 vagas);
  • Minas Gerais (16.785 vagas);
  • Goiás (11.447 vagas);
  • São Paulo (mais de mil vagas).

Inscrições Mediotec 2017

O programa ainda é muito recente e foi divulgado com poucos detalhes sobre os processos mais avançados. O período de inscrições Mediotec 2017 não foram divulgados como data única, mas é possível buscar quais são as datas diretamente nas Secretarias de Educação de seu município (caso esteja oferecendo vagas) ou do seu estado. A intenção é que todas as regiões do país consigam começar as atividades já no 2017.2. 

A ideia é que o programa funcione em um longo prazo de duração já que a intenção do Ministério da Educação é investir aproximadamente R$ 1,5 bilhão em dois anos para cerca de 500 mil novos estudantes desse novo formato de ensino médio.

Confira também as informações sobre Escolas em Tempo Integral







Outros Artigos Relacionados!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
70762102429

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *