Inscrições Fies 2016 – Prorrogado

As Inscrições Fies 2016 2º semestre foram prorrogadas. Confira as novas datas e o que mudou no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
http://pronatec.pro.br

O prazo de inscrições Fies 2016 2º semestre foi prorrogado

O Ministério da Educação prorrogou o prazo de inscrições dos estudantes pré-selecionados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para até 15 de julho. Segundo o MEC, a alteração do prazo para as inscrições não prejudicará o processo de financiamento, assim, os estudantes pré-selecionados na chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 2º semestre, disponibilizarão de maior tempo para a inscrição no Fies.

A motivação para a alteração foi em virtude de mudanças necessárias na fórmula de cálculo do sistema, anteriormente, a base de cálculo era sobre 2,5 salários mínimos, atualmente, passou a ser sobre 3 salários. Além da alteração relacionada à renda, houve uma redução no percentual de contratos que deveriam ser fechados, principalmente, com estudantes das áreas de saúde, engenharia e licenciatura.

http://pronatec.pro.br

Outro fator preponderante foi quanto a alteração de curso, os inscritos poderão modificá-la inúmeras vezes de acordo com a nota de corte que será divulgada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrições. Ainda que cancele sua inscrição, no Fies, a vaga voltará a ser disponibilizada pelo sistema para nova inscrição.

O Fies é um programa do governo federal, oferece financiamento para alunos de baixa renda que pretendem ingressar no ensino superior particular, podem recorrer ao benefício os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Além do Fies o governo disponibiliza outros programas direcionados a alunos de baixa renda e estudantes de escolas públicas como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), disponibilizando vagas em universidades públicas e o Programa de Universidade para Todos (Prouni), oferecendo bolsas em instituições particulares. Esses projetos ampliam as possibilidades para os estudantes que saem do ensino médio ao ingresso de faculdades e universidades.

Alterações: data, renda, seleção, cursos prioritários.

As inscrições passaram do dia 1º para o dia 15 de julho no Fundo de Financiamento Estudantil.

A renda familiar per capita passou de 2,5 para 3 salários mínimos para efetivação de novos financiamentos.

Disponibilização da vaga pelo sistema, mesmo que o candidato altere ou cancele sua inscrição no Fies.

Alteração do curso, inúmeras vezes, de acordo com a nota de corte que será divulgada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrições.

Redução do percentual de contratos com estudantes da área de saúde, engenharia e licenciatura. Houve uma redução de 10%, antes essas áreas recebiam 70% do financiamento, passando a receber 60%.

Condições de financiamento para novos contratos

A taxa de juros é de 6,5 ao ano para os financiamentos concedidos neste segundo semestre de 2016.

O estudante deve pagar, a cada três meses, o valor máximo de até R$ 150,00, referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento.

O estudante terá 18 meses, após a conclusão do curso, para começar a pagar o financiamento. No entanto, deve continuar pagando, a cada três meses, o valor de até R$ 150,00, referentes aos juros que incidem sobre o financiamento.

O financiamento pode ser pago pelo estudante em até três vezes o período financiado do curso após o período de carência.

O valor do financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.

Critérios de participação Fies

Renda mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Participação das edições do Enem a partir de 2010, com nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota superior a zero na redação.

O estudante inadimplente com o Programa de Crédito Educativo(PCE-Creduc) e estudantes já beneficiados pelo Fies, não podem participar do processo seletivo.

A lista dos candidatos pré-selecionados na chamada regular, assim como a lista de espera, pode ser acessada pelo endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br ou na instituição que efetuou a inscrição.







Like
Like Love Haha Wow Sad Angry