Identidade Jovem (ID Jovem)


Identidade Jovem (ID Jovem) - Conheça os benefícios do programa e saiba como participar. Confira como viajar de graça, ir ao teatro, jogos e shows.
http://pronatec.pro.br

Identidade Jovem (ID Jovem) – Conheça os benefícios do programa e saiba como se cadastrar

Saiba tudo sobre o programa do governo voltado para jovens de todo o Brasil

A Identidade Jovem (ID Jovem) é um benefício recentemente criado através do Governo Federal voltado para o auxílio de jovens de todo o país. A ideia é que, usando o cartão, jovens possam ter acesso a eventos culturais, esportivos, transportes interestaduais e outros benefícios, sempre pagando meia entrada.

O serviço funcionará com o uso de um documento de identificação virtual pessoal que será voltado para jovens de baixa renda com idades entre 15 e 29 anos. Vamos detalhar abaixo como funciona o serviço e como fazer para ser um dos beneficiados.

http://pronatec.pro.br

Como funciona o ID Jovem

É sempre interessante saber da possibilidade de usar benefícios para acesso ao lazer e a cultura. Mas afinal: como funciona o ID Jovem?

A Identidade Jovem é um documento de identificação de uso pessoal voltado para o público jovem entre 15 e 29 anos de idade. Possuindo este documento – que é no formato digital – os beneficiados poderão ter acesso a um número grande de eventos pagando apenas a metade do preço.

http://pronatec.pro.br

Esse documento será virtual e terá o controle da Caixa Econômica Federal. Sendo assim, é essa instituição a responsável pelo desenvolvimento do aplicativo oficial do serviço e da página da web que devem permitir aos jovens beneficiados o acesso às informações sobre o ID Jovem. Será por esse sistema também que os interessados poderão fazer consulta e alteração dos dados, assim como emissão de segunda via do documento – em casos específicos. Tudo poderá ser feito pelo celular.

Quem pode fazer o ID Jovem

Apesar de ser destinado para uma fatia grande da população brasileira – jovens entre 15 e 29 anos – não são todos que podem fazer o ID Jovem. É obrigatório que os interessados comprovem que possuem uma renda familiar bruta de até dois salários mínimos.

É necessário, além da comprovação desses dados, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esse sistema é responsável por controlar todos os cadastros de cidadãos que possuem níveis de baixa renda no Brasil e tem seus dados disponíveis no sistema. Para garantir a Identidade Jovem, o interessado deve estar com os dados atualizados no sistema nos últimos 24 meses.

É através de uma análise dos dados disponíveis nesse sistema que o Governo identifica quais são os agraciados por benefícios sociais como Bolsa Família, Salário Família e, recentemente, a Identidade Jovem.

Como fazer o ID Jovem

A emissão do ID Jovem acontecerá sempre de forma virtual – principalmente através dos aplicativos de smartphones (com sistema Android, IOs e Windows Phone) desenvolvidos pela Caixa Econômica Federal. Para fazer a Identidade Jovem é necessário usar o Número de Identificação Social (NIS).

Através do aplicativo é gerado um documento de identidade virtual com validação de segurança através de QR CODE – que pode ser utilizado na entrada da maioria dos grandes eventos.

Para mais detalhes, acesse:

http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem/Paginas/default.aspx

Benefícios ID Jovem

A Identidade Jovem recebe destaque pois pode ser usada em diversas ocasiões. Jovens de todo o país poderão usar o ID Jovem para conseguir meia entrada em eventos artísticos-culturais (shows, peças de teatro, por exemplo); em eventos esportivos (jogos de futebol, vôlei e grandes eventos), entre outros.

Um destaque grande também vem sendo a possibilidade de usar o ID Jovem para custear passagens de transporte interestadual.

Viajar de graça ID Jovem

Através do cadastro no aplicativo ID Jovem, cidadãos com idades entre 15 e 29 anos (com renda de até dois salários mínimos) podem viajar de graça ID Jovem entre um estado e outro por todo o Brasil.

Além do uso do app ID Jovem é possível fazer o cadastro pelo site do Identidade Jovem (https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem) usando o Número de Identificação Social (NIS), com 11 dígitos, como chave para acesso.

A facilidade do ID Jovem mora no fato de não ser necessário imprimi-la. É possível apenas apresentar a imagem do cartão na tela do celular quando for adquirir o bilhete ou ingresso, junto com documentação oficial com foto.

As reservas para vagas em ônibus interestaduais devem ser feitas sempre com uma antecedência de, no mínimo, três horas – antes do horário de partida. O beneficiário deve apresentar a Identidade Jovem e a carteira de identidade quando solicitar o bilhete. São sempre reservadas duas vagas gratuitas em cada ônibus, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros; e duas vagas com 50% de desconto.







Outros Artigos Relacionados!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
18263429

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *