Home / Hora do Pisa

Hora do Pisa

Hora do Pisa – Plataforma de Estudos Online

Hora do Pisa é uma plataforma de estudos online que tem como principal objetivo preparar os alunos para Programa Internacional de Avaliação de estudantes (PISA). A plataforma foi lançada pelo MEC no dia 2 de maio e segue a mesma tendência da plataforma Hora do ENEM

A Hora do Pisa é direcionado aos estudantes que estão concluindo a educação básica e irão fazer as provas do Programa Internacional de Avaliação de estudantes. A plataforma online disponibiliza videoaulas completas que contemplam o conteúdo abordado no exame do Pisa, lista de exercícios resolvidos e simulado online.

http://pronatec.pro.br

A Plataforma de estudos faz inicialmente um diagnóstico e com base nisso oferece um plano de estudos personalizado considerando os pontos fracos e fortes do aluno e direcionando-os para a avaliação.

Simulado online Pisa 2016

A plataforma de estudos Hora do Pisa vai disponibilizar um simulado online para a prova do Pisa, que objetiva preparar os alunos que irão participar do exame. O simulado online seguirá a mesma metodologia de prova do ENEM e Pisa, a Teoria de resposta ao item. A inscrição para o simulado está aberta aos alunos que tem 15 anos completos e poderão realizar a prova por meio de seus próprios computadores, tablete, celulares ou em laboratórios na escola.

Ao final do simulado, os alunos poderão verificar seu desempenho, pois o resultado é imediato. São 65 países participantes do Pisa, e os alunos terão a oportunidade de comparar seu desempenho com o de outros candidatos brasileiros e também com candidatos dos demais países.

O primeiro simulado online do Pisa está previsto para dia 13 de junho, o sistema ficará aberto até o dia 19 de junho, uma semana para os alunos participarem e espera-se que os professores estimulem os alunos a participar do programa preparatório. É possível acessar as questões de provas dos anos anteriores no portal do INEP.

Vantagens do Pisa

O Pisa é uma avaliação aplicada aos estudantes de faixa etária de 15 anos, idade em que normalmente o aluno está finalizando a educação básica obrigatória em grande parte dos países, é uma avaliação de cunho comparativo, que no Brasil é coordenado pelo INEP. Essa avaliação ocorre a cada três anos e é desenvolvida pela OCDE, Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

O exame do Pisa abrange três áreas do conhecimento e a cada edição uma das áreas recebe maior enfoque:

  • Leitura: Recebeu maior ênfase em 2000 e 2009;
  • Matemática: Recebeu maior ênfase em 2003 e 2012;
  • Ciências: Recebeu maior ênfase em 2006 e 2015;

A próxima edição do Pisa será em 2018 e tem como objetivo apresentar indicadores de qualidade do ensino dos 65 países participantes e o resultado da avaliação proporciona diretrizes para a melhoria na educação. Diversos países participam do Pisa, mas na América do Sul, o Brasil é o único país que participa desde a primeira edição do Pisa em 2000.   

A prova do Pisa além de comparar a educação oferecida aos alunos nos países participantes, ela avalia se o aluno está preparado para enfrentar o futuro, qual a capacidade do aluno avaliado em refletir, argumentar, se comunicar de maneira satisfatória, analisar e raciocinar.

Na avaliação do Pisa 2012 o Brasil aparece no ranking em 53.º lugar, sendo incluindo na lista de piores sistemas educacionais do mundo, juntamente com a Turquia, Indonésia, México, Argentina, Colombia e Tailândia.