Home / Fies 2017

Fies 2017

Saiba o que é e como participar do Fies 2017.

Confira o regulamento, inscrições e mais detalhes sobre o programa de financiamento estudantil do Governo Federal. Inscrições abertas a partir do dia 7  de fevereiro até o dia 9 do mesmo mês

O que é o Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma iniciativa do Governo Federal via Ministério da Educação criada em 1999 que possibilita o acesso ao ensino superior privado por aqueles que não têm condições financeiras de arcar com os custos das universidades particulares.

http://pronatec.pro.br

Tendo em vista a crise econômica que atinge o país, o Fies 2017 será especialmente importante, pois será um meio para que os estudantes consigam dar continuidade ou concluir seus cursos de graduação.

Como funciona

Os interessados em participar do programa em 2017 terão duas chances – uma ao início de cada semestre do ano. Esses serão os momentos em que o estudante terá que apresentar a documentação exigida e passar pelos critérios de seleção.

O primeiro deles é que o candidato já deverá estar regularmente matriculado em um curso presencial em uma instituição de ensino superior particular que possuam boa avaliação no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Outro critério é a renda familiar do estudante, que não pode ultrapassar o valor de 3 salários mínimos mensais por integrante da família.

Para os candidatos que concluíram o ensino médio a partir de 2010 têm que ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido nota mínima de 450 pontos, sem zerar a redação.

Alguns critérios podem desclassificar o candidato durante o processo de seleção do Fies, ou seja, não podem participar:

  • Estudantes beneficiados de forma integral pelo ProUni
  • Alunos que já tenham concluído algum curso de ensino superior
  • Candidatos que não alcancem as notas mínimas exigidas

Inscrições Fies 2017

Todos os estudantes interessados em participar do Fies em 2017 precisam se cadastrar no SisFIES no endereço http://sisfiesportal.mec.gov.br/. No primeiro acesso é necessário informar o número do CPF, e-mail e data de nascimento para receber o e-mail de confirmação do cadastro. Após isso, é preciso acessar novamente o sistema para então informar os dados que serão levados em conta na seleção, como: a instituição de ensino e o curso pra os quais o estudante deseja conseguir financiamento.

Confirmadas as informações fornecidas pelo candidato nas inscrições Fies 2017 por uma comissão responsável, é emitido o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), com o qual o poderá ser concluída a contratação do financiamento. O estudante deverá dirigir-se até à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil para escolher o tipo de financiamento que deseja obter e assinar os documentos para efetivar a sua inclusão no Fies.

As inscrições do Fies 2017 estarão abertas a partir do dia 7  de fevereiro até o dia 9 do mesmo mês.

Cursos Fies 2017

Não há restrições quanto aos cursos que podem ou não participar do Fies. Todos os cursos de universidades particulares estão aptos para que seus alunos utilizem o financiamento. Alguns deles, no entanto, possuem maior procura dentro do programa como Direito, Administração, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem e os cursos de Engenharias.

Resultado Fies 2017

O resultado da primeira seleção do Fies 2017 ainda não tem previsão de data para ser divulgado, no entanto, baseando-se em edições anteriores é possível determinar que a nota de corte do Fies será a nota mínima para ficar entre os pré-selecionados.

Também como em anos anteriores, as vagas não preenchidas nas chamadas regulares estarão disponíveis na lista de espera. Todas as notas, assim como a lista de espera, podem ser acompanhadas através da página do aluno no SisFIES.

Nova regra Fies 2017

Em 2017 o Fies fará a seleção dos estudantes levando em consideração a região do país da instituição de ensino cadastrada na inscrição do candidato. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país terão prioridade nas seleções por se tratarem de regiões com alto índice de desigualdade social.

Fies Aditamento 2017

Exatos 535.626 estudantes requisitaram o aditamento Fies 2017. Há uma previsão de que 1,5 milhão de contratos, segundo o ministério da Educação (MEC), serão renovados após o primeiro semestre de 2017. Estarão envolvidos no investimento cerca de R$ 8,6 bilhões, pertencentes ao orçamento do Ministério da Educação.

O projeto de Lei Orçamentária ao Congresso Nacional visa fornecer recursos de R$ 21 bilhões ao fundo de financiamento Estudantil (Fies), valor este que garantirá o prolongamento de financiamentos atuais e o mantimento dos contratos com os agentes financeiros.