Home / Pronatec 2016 / FIES 2016

FIES 2016

FIES 2016 - Participe das inscrições FIES 2016. Saiba mais sobre as vantagens de participar do FIES 2016. Fique atento a inscrição Fies 2016.

FIES 2016 – Fique atento ao Fundo de Financiamento Estudantil

O FIES 2016 representa uma ótima oportunidade para quem deseja fazer faculdade, mas não tem condições financeiras de arcar com as mensalidades. O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação que ajuda milhares de brasileiros todos os anos.

http://pronatec.pro.br

O FIES começou a trabalhar com o formato que conhecemos hoje em 2010. Ele inovou o sistema de crédito estudantil ao oferecer baixas taxas de juros e condições facilitadas para o pagamento da dívida. Dessa forma, o FIES se transformou em uma boa alternativa para quem não consegue vaga em universidade pública ou bolsa de estudo pelo Prouni.

Como funciona o FIES?

O FIES financia até 100% do valor da faculdade, cobrando apenas 3,4% de juros ao ano. O estudante beneficiado pelo programa só precisa pagar uma taxa de R$50,00 a cada trimestre durante o curso e também ao longo do período de carência. A tolerância para iniciar o pagamento da dívida é de até 18 meses após a conclusão da graduação.

Com tantas vantagens, é natural que o FIES desperte o interesse de milhares de estudantes brasileiros. Atualmente, mais de 1,9 milhão de universitários estão estudando com a ajuda do programa de financiamento. Estima-se ainda que 78% das instituições particulares de ensino superior são conveniadas ao FIES.

Inscrições FIES 2016

O primeiro passo para se inscrever no financiamento estudantil é acessar o site SisFIES. Na plataforma, é http://pronatec.pro.brpreciso preencher um pequeno formulário para o primeiro acesso, que solicita CPF, data de nascimento, e-mail e senha. Assim que o cadastro estiver feito, o estudante pode iniciar o processo de inscrição Fies 2016.

A princípio, o formulário de inscrições Fies 2016 solicita dados pessoais e de renda familiar. O passo seguinte está relacionado à instituição de ensino que o aluno está matriculado. É preciso definir o nome da universidade e o curso para verificar se há vagas disponíveis. Havendo oportunidades, basta simular o financiamento, informando o valor da mensalidade.

Após simular, o estudante escolhe a instituição bancária, que pode ser Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. Em seguida, é preciso definir o tipo de fiança, que pode ser a tradicional, a solidária ou pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo. Por fim, é preciso conferir as informações e concluir a inscrição online.

Após realizar a inscrição no FIES pela internet, o estudante tem um prazo de 10 dias para comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da sua instituição de ensino, portando todos os documentos comprobatórios para a validação.

Depois de validar as informações na CPSA, é preciso se dirigir até o agente financeiro para contratar o financiamento, dentro do prazo de 10 dias. O estudante terá que assinar um contrato, bem como o seu fiador (es).

Novas regras FIES 2016

A partir de 2015, o FIES começou a funcionar com novas regras, que acabam limitando a oferta de vagas para o financiamento estudantil. A primeira mudança é a obrigatoriedade de um bom desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ou seja, o universitário precisa ter nota mínima de 450 pontos e não pode ter zerado na prova de redação.

O sistema de concessão de vagas para as instituições de ensino superior também mudou. Se a universidade tem nota 3 ou 4 no MEC, ela terá um número limitado de financiamentos. Já os cursos com notas 1 e 2 não serão contemplados pelo programa. A oferta de vagas só continua ilimitada para graduações com conceito 5 (nota máxima).

Os novos contratos do FIES 2016 ainda não estão disponíveis.

Pelotas-RS Brasil

SObre Pronatec

Veja Também

http://pronatec.pro.br/

Cursos Gratuitos do Senai

Senai abre inscrições para cursos gratuitos. São 13 cursos que abrangem áreas variadas de ensino ...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *