ENEM 2016


Fique atento ao cronograma ENEM 2016. Saiba mais sobre as inscrições, provas, gabaritos e resultado do ENEM 2016. Foram 600 mil inscritos em 10 horas...
http://pronatec.pro.br

ENEM 2016 – Inscrições, Provas, Gabaritos e Resultado

(Enem 2016 registrou mais de 600 mil inscritos em apenas dez horas).

O exame nacional do ensino médio, ENEM é uma prova realizada anualmente que inicialmente objetivava apenas avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil, porém atualmente já apresenta diversas finalidades. O ENEM é composto por 180 questões objetivas e uma redação, que é divida em dois dias.

http://pronatec.pro.br

O ENEM é requisito obrigatório para alunos de escola pública poderem participar de diversos programas disponibilizados pelo governo.

Inscrições ENEM 2016

O ENEM 2016 abriu suas inscrições na segunda-feira, 9 de maio, às 10 horas e encerrará no dia 20 de maio às 23 horas e 59 minutos. As inscrições ENEM 2016 deverão ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Inep, mas é possível tirar dúvidas por meio da Central de atendimento do MEC, através do 0800-616161 e para fazer a inscrição ENEM 2016 é necessário ter em mãos os documentos pessoais RG e CPF, mesmo que o candidato seja menor de 18 anos. Ao fazer a inscrição o candidato terá que:

  • Informar um endereço de e-mail, que será o principal canal de comunicação entre o aluno e a organização;
  • Informar se precisa de atendimento diferenciado (tipo de necessidade especial);
  • Escolher um idioma para a prova de Língua estrangeira (Espanhol ou Inglês).

A prova do ENEM será realizada em dois dias, dividida em duas etapas:

  • Primeira etapa ENEM 2016: Será realizada no dia 5 de novembro com duas provas objetivas de 45 questões para cada uma, Ciências humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Ciências da natureza e suas tecnologias (Química, Biologia e Física) e os alunos terão 4 horas e meia para a realização da prova.
  • Segunda etapa ENEM 2016: Será realizada no dia 6 de novembro com duas provas objetivas de 45 questões para cada uma, Matemática e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias (Língua portuguesa, Língua estrangeira, Literatura, Artes, Educação Física, e Tecnologias da informação e Comunicação) e uma Redação para esse dia os alunos terão uma hora a mais que o primeiro dia de prova, 5 horas e meia.

Plataforma de estudos Hora do ENEM: A plataforma de ensino online Hora do ENEM foi desenvolvido com o intuito de oferecer aos alunos interessados em se preparar de forma adequada ao ENEM 2016. Lançada no dia 5 de abril, a ferramenta disponibiliza videoaulas, exercícios, simulados e resumos.

Mecflix – Biblioteca de vídeos online: É uma biblioteca virtual que disponibiliza 600 videoaulas sobre os diversos assuntos que serão abordados na prova do ENEM 2016. É um ambiente interativo e proporciona notícias atualizadas.

Programa de TV Hora do ENEM: Estreou na TV Escola no dia 02 de maio e disponibilizará dicas de especialistas, resoluções de questões de edições passadas do ENEM, comentários de professores e documentários.

Para que serve o ENEM

O ENEM tem diversas finalidades, embora tenha sido criado para avaliar a qualidade do ensino médio, atualmente as notas obtidas no ENEM pode ser utilizada para obter diversos benefícios:

  • PROUNI: O programa Universidade para todos tem como objetivo conceder bolsas de estudos integrais e parciais em instituições de ensino superior, visa a atender estudantes oriundos de escolas públicas ou particulares em que foram bolsistas integrais e têm renda familiar perca pita de até três salários mínimos. O PROUNI seleciona os alunos por meio da nota do ENEM e é necessário ter obtido nota mínima de 450 pontos e não ter zerado em redação;
  • Ciências sem fronteiras: É um programa criado pelo governo federal que prioriza as áreas de exatas e biológicas, concede o intercâmbio de estudantes e pesquisadores com o intuito de promover desenvolvimento científico e tecnológico, é necessário ter obtido nota mínima de 600 pontos.
  • SISU: Sistema de seleção unificada que foi desenvolvido para selecionar os alunos às vagas em instituições públicas de ensino superior, que utilizarão as notas do ENEM como único critério para aprovação em seu processo seletivo e a seleção é feita com base na nota obtida pelo candidato;
  • SISUTEC: Sistema de seleção unificada da educação profissional e tecnológica que seleciona candidatos para as instituições públicas e privadas que o oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos;
  • FIES: Financiamento estudantil para cursos superiores bem avaliados pelo MEC, para solicitar o financiamento do curso pretendido é necessário ter feito a prova do ENEM e obtido nota mínima de 450 pontos e não ter zerado em redação;

Certificado de ensino médio: Os alunos maiores de 16 anos que ainda não concluíram o ensino médio podem conseguir seu certificado de conclusão para o ensino médio.







Outros Artigos Relacionados!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *