Encceja 2017 – Dúvidas, Inscrições e Provas


Encceja 2017 - Dúvidas, Inscrições e Provas. Todas as informações que você precisa saber sobre o Exame para Certificação de Competência de Jovens e Adultos!
Encceja 2017 - Dúvidas, Inscrições e Provas

Encceja 2017 – Dúvidas, Inscrições e Provas – Todas as informações que você precisa saber sobre o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos!

Encceja 2017 – Dúvidas, Inscrições e Provas – Tire suas dúvidas e saiba tudo sobre o Encceja! Já estão abertas as inscrições para o Encceja Nacional, participe!

Todos os interessados em garantir o seu certificado de Ensino Médio não poderão mais usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como alternativa. A melhor opção, a partir deste ano, é o Encceja 2017.

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) voltará a disponibilizar diplomas dos ensinos fundamental e médio. Junto com essa novidades, surgem dúvidas sobre a realização das provas e período de inscrições. Também são questionados fatores como quem pode fazer o exame, quando acontecerão as provas e muito mais.

Pensando nisso, selecionamos algumas das principais informações sobre o Encceja. São questionamentos sobre o cronograma que acontecem com frequência. Saiba também como funcionará a prova que deverá ajudar milhares de brasileiros. Confira.

Dúvidas Encceja

Encceja 2017 - Dúvidas, Inscrições e ProvasSelecionamos as principais dúvidas Encceja que poderão lhe ajudar no momento de fazer a sua inscrição. A seguir saiba quais são os principais questionamentos por parte do público interessado no exame.

  • – Quem pode participar do Encceja?

O grande pré-requisito para participar do Encceja 2017 é a idade. Poderão garantir o certificado de conclusão de ensino fundamental todos os interessados que possuem 15 anos completos no dia da realização das provas. Já para o certificado de ensino médio é necessário ter a idade mínima de 18 anos completos no dia da realização do exame.

A grande novidade a partir deste ano são os editais para brasileiros que querem fazer o Encceja Exterior

(que moram fora do Brasil) e para os cidadãos privados de liberdade. Nesses casos específicos é necessário saber mais no próprio site do Encceja.

  • encceja ensino médio– As inscrições de nível médio são apenas para brasileiros que vivem fora do país?

Não. O Encceja, nos últimos anos, vinha sendo ofertado apenas para brasileiros que residem no exterior – por isso surge essa dúvida. Mas a partir deste ano, o exame acontecerá para cidadãos que vivem fora do país e para quem reside no Brasil, com inscrições nesta ordem específica.

  • – Quando são as inscrições Encceja 2017?

A data das inscrições Encceja 2017, para brasileiros que residem no país, estão marcadas para o prazo dos dias 7 a 18 de agosto. Os interessados em fazer a prova no exterior deverão inscrever-se entre os dias 3 e 17 de julho.

  • – Onde fazer a inscrição Encceja?

A inscrição Encceja acontece totalmente online. Todos os interessados devem entrar no Portal do Inep (em anexo no fim do texto) entre os dias específicos citados acima para garantir a sua matrícula.

  • – Qual o valor da taxa de inscrição do Encceja?

Não existe taxa de inscrição para o exame. O Encceja é gratuito e voluntário. Ou seja, farão o teste apenas os interessados em inscrever-se e a prova não é de caráter obrigatório para todos os brasileiros.

  • – É possível fazer as duas provas (de ensino fundamental e médio) no mesmo ano?

Não. Todos os interessados que já tem 18 anos devem se preparar para fazer apenas a prova de certificação do ensino médio – caso esteja interessado em concluir essa etapa. Não é possível fazer as duas provas de maneira concomitante.

  • – É possível obter o certificado de ensino médio sem ter o ensino fundamental? Neste caso, consigo eliminar os dois níveis?

Sim. Como dito anteriormente, todos os candidatos com 18 anos completos poderão fazer o exame para ensino médio de forma direta, obtendo certificação relacionada ao ensino fundamental.

Isto é, a certificação do ensino médio inclui o certificado de ensino fundamental.

  • – Quem precisa de proficiência em apenas uma disciplina, como deve proceder? É possível fazer a prova em apenas uma área?

O Encceja 2017 é organizado especificamente por áreas de conhecimento. Isto é, as disciplinas possuem diversos itens em apenas uma categoria. Por exemplo, nas Ciências da Natureza, no exame do Ensino Médio, serão cobrados itens de Biologia, Química e Física. Se o interessado pretende eliminar apenas um destes itens – de acordo com o Encceja antigo – deverá ter, pelo menos, 50% de acertos em toda a categoria.

Confira o vídeo com a Presidente do Inep, Maria Inês Fini, respondendo todas as dúvidas sobre o Encceja!


 

  • – Quem está no terceiro ano do Ensino Médio pode garantir o certificado através do Encceja?

Sim, desde que façam parte do pré-requisito básico de ter 18 anos completos.

  • – Onde serão realizadas as provas?

Foram escolhidos, através de uma análise de maiores demandas de acordo com Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, 546 municípios para aplicação de provas. Estas cidades estão listadas no Portal Inep.

  • – Qual a documentação necessário para fazer a inscrição no Encceja?

Os interessados na certificação de Ensino Médio, com mais de 18 anos de idade, devem usar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como documento obrigatório. Já quem tem 15 anos e pretende fazer a prova de Ensino Fundamental, pode usar o número do Registro Geral (RG).

  • Encceja 2017
    Foto: A2 Fotografia / Giba

    – Quem garante o certificado pelo Encceja poderá fazer faculdade?

Sim. O certificado disponibilizado pelo Encceja é idêntico ao que é disponibilizado para quem termina o Ensino Médio de forma regular.

  • – Quem precisa eliminar apenas uma disciplina, precisa fazer toda a prova?

Não. Os interessados em fazer apenas uma área poderão indicar isso no momento da inscrição e fazer apenas aquela categoria que é de seu interesse. São elas Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens, Redação e Matemática.

  • – Os certificados são emitidos pelo Encceja?

Não. As próprias Secretarias Estaduais ou Municipais é que receberão os documentos dos alunos e emitirão os certificados. Para saber mais, procure a Secretaria de Educação do seu município.

  • – Qual é a pontuação mínima para obter certificação nas provas e na redação?

Cada categoria da prova de Ensino Médio contará com 30 questões, com um total de 120. Para garantir o certificado é necessário acertar, no mínimo, a metade de cada prova (50%) e obter nota 5 na redação.

Para os interessados em eliminar o ensino fundamental, a intenção é que cada prova contará com 30 itens de múltipla escolha e é necessário acertar 50% em cada área também – e na redação. O edital oficial das provas será divulgado dia 24 de julho.

Inscrições Encceja

Como dito anteriormente, o período de inscrições Encceja 2017 para brasileiros que vivem no país respeita o prazo dos dias 7 a 18 de agosto. Os candidatos em fazer a prova que vivem no exterior deverão inscrever-se entre os dias 3 e 17 de julho.

Provas Encceja

provas do enccejaPara o ensino médio são um total de 4 conhecimentos específicos, além da redação. O exame irá manter o formato do Enem: Ciências da Natureza e Ciências Humanas (devem acontecer no período da manhã) e Linguagens, Redação e Matemática (na parte da tarde).

Para os interessados em eliminar o ensino fundamental, a intenção é que cada prova contará com 30 itens de múltipla escolha de acordo com a base curricular do antigo Encceja. Acesse o site do Inep para saber mais.

Sites úteis:

Encceja Exterior: http://sistemasencceja2.inep.gov.br/exterior/

Portal Inep Encceja: http://portal.inep.gov.br/web/guest/encceja

Portal Oficial para Inscrições Encceja: http://sistemasencceja3.inep.gov.br/inscricaoEncceja/







Outros Artigos Relacionados!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
222333

Comentários

10 pensamentos em “Encceja 2017 – Dúvidas, Inscrições e Provas”

  1. eu fiz a incrição , mas errei um sobre nome , e na opção alterar dados não permite alterar o nome, tem algum problema no dia da prova.? e onde posso ligar para alterar isso.

    1. Boa tarde Carla;

      Infelizmente não, o Enem era responsável pela certificação de Ensino Médio até o ano passado, a partir desse ano somente o Encceja mesmo.

    1. Boa tarde Jéssica;

      Pode sim! Se você já tem 18 anos completos, poderá se inscrever diretamente para a prova de Enino Médio, mesmo não tendo o Fundamental completo.

  2. Eliminei 3 matérias no enem juntando o ano 2015 e 2016, esse ano pretendo fazer o encceja, posso fazer só as matérias que preciso ou tenho que fazer todas como se não tivesse eliminado no enem?

    1. Boa tarde Ana Carolina;

      – Quem precisa de proficiência em apenas uma disciplina, como deve proceder? É possível fazer a prova em apenas uma área?

      O Encceja 2017 é organizado especificamente por áreas de conhecimento. Isto é, as disciplinas possuem diversos itens em apenas uma categoria. Por exemplo, nas Ciências da Natureza, no exame do Ensino Médio, serão cobrados itens de Biologia, Química e Física. Se o interessado pretende eliminar apenas um destes itens – de acordo com o Inep – deverá ter, pelo menos, 50% de acertos em toda a categoria.

  3. QUERO FAZER A PROVA DO ENSINO MEDIO É NECESSARIO FAZER AS 4 MATERIAS OU PODE SER SO UMA????

    1. Boa tarde Welligton;

      – Quem precisa de proficiência em apenas uma disciplina, como deve proceder? É possível fazer a prova em apenas uma área?

      O Encceja 2017 é organizado especificamente por áreas de conhecimento. Isto é, as disciplinas possuem diversos itens em apenas uma categoria. Por exemplo, nas Ciências da Natureza, no exame do Ensino Médio, serão cobrados itens de Biologia, Química e Física. Se o interessado pretende eliminar apenas um destes itens – de acordo com o Inep – deverá ter, pelo menos, 50% de acertos em toda a categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *