Curriculum Vitae


Curriculum Vitae - Confira dicas indispensáveis para a produção de Currículos. Conheça alguns exemplos e veja como organizar corretamente o currículo.
Curriculum Vitae

Curriculum Vitae – Confira as melhores dicas para produção do seu Curriculum Vitae!

Capriche no documento que é seu cartão de visita no mercado de trabalho

Em um momento de crise e consequente desemprego, as disputas por vagas são cada vez mais acirradas em diversas áreas. Mas, o que será mais relevante na hora de redigir um curriculum vitae? Quais informações precisam ser priorizadas e quais podem ser tiradas de foco?

A seguir, temos algumas dicas que podem fazer a diferença no momento do empregador decidir deixar seu Curriculum Vitae de lado ou chamá-lo para entrevista.

Modelo de Curriculum Vitae – Apresentação Correta

Curriculum Vitae

Via de regra, o seu Modelo de Curriculum Vitae precisa ser bastante objetivo. Comece com seus dados pessoais: nome, data de nascimento e estado civil. Para facilitar o contato da empresa, insira seu e-mail e seu número de telefone. A foto deve constar somente se a empresa solicitar.

Escreva tudo de maneira simples e sucinta e use uma formatação limpa. Use margens amplas, fontes sem filete e apenas utilize negrito e itálico em situações específicas.

Organize as suas informações em, no máximo, duas páginas do Curriculum Vitae.

Como Fazer um Curriculum Vitae – Experiência e Habilidades

Como fazer um Curriculum Vitae da melhor maneira possível? Coloque sua formação acadêmica e cursos, liste-os por grau de importância e priorize o que tiver relação com a vaga pretendida. Em todos eles, coloque o nome da instituição de ensino e as datas de início e conclusão de estudos.

Como fazer um Curriculum VitaeNo caso de idiomas, é interessante citar apenas o idioma e o nível de conhecimento. Se ainda estiver estudando, deixe isso claro no Curriculum Vitae. Seja honesto, lembrando que o recrutador pode fazer algum tipo de teste para verificar a veracidade da informação.

Outra maneira de como fazer um curriculum vitae de excelência, é listando suas experiências profissionais por ordem cronológica, da mais recente até a mais antiga. Mencione de maneira objetiva o nome da empresa, cargo ocupado, data de entrada e saída. Para turbinar o Curriculum Vitae, liste as funções exercidas em cada um desses trabalhos. Assim, a empresa vai conhecer seu real potencial.

Não há necessidade de comentar motivos de saída de empregos anteriores ou mesmo colocar o contato de pessoas que já trabalharam com você. Essas informações talvez sejam solicitadas no momento da entrevista.

Caso você não tenha enviado o Curriculum Vitae para uma vaga específica em aberto, reserve uma linha abordando objetivo profissional, com cargo e área almejados.

E se eu nunca trabalhei?

A busca pelo primeiro emprego é particularmente desafiadora. Não deixe de realizar projetos pessoais, trabalhos voluntários e continue estudando para enriquecer seu Curriculum Vitae. Enalteça o que você busca para a carreira e seus pontos fortes – se você é organizado, proativo, criativo. Essas características podem ser listadas com base na sua rotina de estudos e afazeres domésticos, por exemplo. Num primeiro momento, procure por estágios ou programas de aprendiz.

Modelo de Curriculum VitaeRevise o Conteúdo

Para deixar o Curriculum Vitae tinindo, peça para uma terceira pessoa que conheça bastante de Língua Portuguesa avaliar antes de entregar ou enviar à empresa. Erros de português podem ser responsáveis por eliminar candidatos de vagas. A dica é já redigir o Curriculum Vitae em terceira pessoa, para garantir o ar impessoal e profissional do documento.

O que deixar de fora

Os números dos seus documentos serão solicitados apenas em caso de contratação, portanto, não precisam compor o Curriculum Vitae. O mesmo vale para diploma da faculdade e certificados de cursos. Guarde as suas pretensões salariais e cartas de referência para o momento da entrevista, de preferência apenas quando solicitados.







Outros Artigos Relacionados!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
2221

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *