Como funcionam as Cotas no Sisu 2018


Como funcionam as Cotas no Sisu 2018 - Confira as principais informações sobre as Cotas do Sistema de Seleção Unificada para o ano de 2018!
Como funcionam as Cotas no Sisu 2018

Como funcionam as Cotas no Sisu 2018 – Confira as principais informações sobre as Cotas do Sistema de Seleção Unificada para o ano de 2018!

Como funcionam as Cotas no Sisu 2018 – Saiba como funciona a Lei de Cotas no Sisu! Selecionamos as principais informações para quem busca uma vaga no ensino superior!

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está chegando! Junto com a ansiedade para buscar uma oportunidade dentro de uma instituição pública de ensino superior, surgem algumas dúvidas em relação às inscrições e outros detalhes.

Por exemplo, como funcionam as cotas no Sisu 2018? Essa é uma das dúvidas mais frequentes e nem sempre é fácil encontrar todos os detalhes esclarecidos. Por isso é importante ficar atento às principais informações.

Sabendo disso, selecionamos aqui os principais detalhes sobre o uso da Lei de Cotas no programa. Saiba como usar esse sistema e o que é necessário fazer para garantir sua vaga. Confira!

O que é Lei de Cotas?

Como funcionam as Cotas no Sisu 2018
Foto: Divulgação

Afinal, o que é Lei de Cotas? A Lei nº 12.711, de 20 de agosto de 2012, surgiu para garantir que alunos que tenham feito o ensino médio em escolas públicas tenham uma reserva de 50% de vagas (por curso e turno) em todas as 63 universidades federais, 38 institutos federais e dois centros federais de educação tecnológica.

A lei de cotas já foi regulamentada de acordo com alguns decretos já teve sua sistemática de acompanhamento das reservas de vagas definidas. Os conceitos básicos de aplicação da Lei também foram definidos por Portaria do Ministério da Educação (MEC).

As Cotas valem para o Sisu 2018?

As Cotas valem para o Sisu 2018
Foto: Divulgação

Sim, as cotas valem para o Sisu 2018 já no primeiro semestre. Todas as instituições de ensino superior participantes do Sistema de Seleção Unificada já reservaram vagas para alunos que terminaram o ensino médio em escolas públicas.

Confira como se inscrever para o Sisu 2018!

Quais são os tipos de Cotas Sisu?

Quais são os tipos de Cotas Sisu
Foto: Divulgação

Os tipos de cotas do Sisu também já estão bem definidos. Do total de vagas que estão reservadas para alunos que terminaram os estudos de ensino médio em escolas públicas, metade é voltada para alunos que possuem renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio.

Ainda são levados em consideração critérios como cor ou raça, isto é, uma parte das oportunidades é voltada para estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Um percentual dessas oportunidades ainda são voltadas para pessoas com deficiências.

Cotas Sisu L1 L2 L3 L4

Outra dúvida surge através das Cotas Sisu L1 L2 L3 L4 e assim por diante. É importante sempre verificar os editais das instituições que você pretende buscar uma vaga para confirmar o tipo de cotas e número de vagas disponíveis.

Cotas Sisu L1 L2 L3 L4
Foto: Divulgação

Em geral, podemos definir:

  • * Cota L1 – Para candidatos que terminaram ensino médio em escolas públicas, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
  • * Cota L2 – Candidatos que terminaram o ensino médio em escolas públicas, com renda familiar bruta por pessoa igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, autodeclarados pardos, pretos ou indígenas;
  • * Cota L5 – Candidatos que terminaram ensino médio em escolas públicas, com qualquer renda;
  • * Cota L6 – Candidatos que terminaram o ensino médio em escolas públicas, independente de renda, autodeclarados pardos, pretos ou indígenas.

É necessário comprovar os requisitos da Lei de Cotas?

É necessário comprovar os requisitos da Lei de Cotas?
Foto: Divulgação

Os alunos, para comprovar os requisitos da Lei de Cotas, deverão passar por uma análise e decisão feitas pela própria instituição de ensino que irá receber a documentação oficial dos estudantes.

O critério da cor ou raça, de acordo com a Lei de Cotas, é autodeclaratório. Portanto, é responsabilidade do candidato verificar se atende aos requisitos exigidos para concorrer uma vaga reservada.

Confira como participar da Lista de Espera do Sisu 2018!







Outros Artigos Relacionados!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
121

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *