Cartão SUS


Veja como fazer o Cartão SUS. Impressão, consulta e Segunda Via Cartão SUS, acesso ao Data SUS, Cadweb. Confira mais informações sobre o Cartão do SUS!
Cartão SUS

Cartão SUS – O cartão que te dá acesso a saúde pública!

Entenda a importância do Cartão SUS – Cadastro e Consulta Online

O Cartão Nacional de Saúde, conhecido popularmente como Cartão SUS é uma ferramenta desenvolvida pelo Governo Federal, cujo objetivo é a organização e registro de todos os atendimentos médicos realizados no país, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Isso significa que todos os atendimentos médicos e hospitalares que ocorrerem por meio da rede pública de saúde são registrados em um banco de dados, uma espécie de prontuário eletrônico do indivíduo.

Neste registro estão informações como a data do atendimento, a unidade de atendimento e a causa do atendimento. Estes dados ajudam na organização do histórico médico.

Apesar da maioria dos brasileiros possuírem registro nos dados do sistema Único de Saúde e o seu cartão SUS, uma boa parcela de cidadãos ainda não possui. Sendo assim, existe uma meta para que até o fim do ano de 2017, todos os brasileiros já possuam o seu Identificador Nacional de Saúde do Sistema único de Saúde.

Se você ainda não possui o seu Cartão do SUS, continue lendo como solicitar o seu cartão.

Como solicitar o seu Cartão do SUS

Cartão SUS

O procedimento de solicitação e emissão do Cartão do SUS é muito simples e rápida. Por conta da meta estipulada para todos os cidadãos possuírem o Identificador Nacional de Saúde do SUS, o seu cadastramento é obrigatório. Ou seja, para receber o atendimento na rede pública de saúde como postos e pronto-socorro,  é necessário fazer o seu cadastro.

Assim como o cadastro, a utilização do Cartão SUS é gratuita em qualquer unidade de saúde de atendimento.

Para adquirir o seu Cartão Cidadão, é necessário comparecer a qualquer unidade de saúde próxima ao seu local de residência munido das seguintes documentações:

– Carteira de Identidade (RG)

– CPF

– Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento

– PIS (Caso possua)

Algumas unidades de atendimento de saúde solicitam apenas a Carteira de Identidade, o CPF e o Comprovante de Residência.

Com estes documentos, o seu cadastramento será efetuado pelo atendente por meio do sistema proporcionado pela Secretaria de Saúde.

Quanto à emissão do Cartão do SUS, o procedimento é mais simples ainda. Assim que o cadastro for finalizado, o atendente irá realizar a impressão do cartão, que pode ser utilizado logo em seguida.

É importante sempre levar consigo o seu cartão toda vez que realizar uma consulta médica.

Aproveite esta chance para cuidar da sua saúde fazendo uso deste benefício que a população tem direito e é livre de custos.

O Cartão do SUS tem algum custo?

Cartão do SUSComo explicado anteriormente, tanto o cadastro quanto a emissão do Cartão do SUS é gratuita e fácil, afinal ela é um direito de todos os cidadãos.

Em caso de perda do seu Cartão SUS, é possível emitir uma segunda via, que também é gratuita. Sendo assim, se alguém tentar te vender uma segunda via, não aceite.

Basta se dirigir novamente a uma unidade de atendimento e solicitar a segunda via.

Conheça também o Empregador Web, a ferramenta que auxilia o trabalhador a solicitar o seguro desemprego online!

Benefícios do Cartão SUS

sus facilO Cartão SUS não tem apenas a finalidade a organização e registro de atendimentos médicos realizados no país. Ele também oferece a consulta do histórico de consultas. Ou seja, por meio da ferramenta do Cartão SUS, é possível verificar os dados de cadastro e o histórico de atendimento, junto à saúde da rede pública do seu município ou Estado.

Além do mais, o Cartão SUS facilita a marcação de consultas médicas e exames. Outro benefício é na hora de fazer a solicitação de remédios gratuitos por meio das distribuições de postos de saúde ou farmácias populares.

Agora que você sabe qual a utilidade do Cartão SUS e seus benefícios, solicite o seu agora mesmo.

Conheça também o aplicativo e-Saúde e conecte-se ao SUS.







Outros Artigos Relacionados!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *